Translate

Translate

quarta-feira, 4 de abril de 2012


Programa de Conscientização social, Reflorestamento, preservação e educação ambiental
DARLENE JACIARA DE OLIVEIRA SENA
AUTORA DO PROJETO
APRESENTAÇÃO
O Objetivo primordial desse projeto é resgatar o homem do campo para o seu habitat natural, a zona rural, não deixando que os seus valores e necessidades se percam com o avanço tecnológico dos centros urbanos. Provar para o mesmo que no meio rural ele pode dispor de todas essas vantagens sem perder a sua essência e nem a sua eficiência principalmente cultural e produtiva, (erradicando sem necessidade). Também a defesa dos direitos humanos do homem do campo é prioridade no projeto PECSA, conservação do meio ambiente, promoção do desenvolvimento sustentável, incentivo as artes básicas, sendo elas: Cênicas, musical, literárias dentre outras regionais que intitulamos de folclórica, objetivando o incentivo do artesanato local para exportação, adquirindo renda e sustentabilidade para a família extensivamente aos agricultores. Uma Unidade de Infocentro rural com sites de pesquisa interativos e que contenham programas do governo e da EMBRAPA como parceria para cursos profissionalizantes, a exemplo de como conservar naturalmente os alimentos de colheita. Enfim, todos que estejam no contexto agrícola. Manter o homem do campo totalmente informado e informatizado conquistando-o cada vez mais, pois sendo assim eles não terão interesse em habitar nos centros urbanos o qual está lotado o suficiente e, acredito que cada qual tem que estar no seu devido lugar, principalmente quando se pode prosperar que, no caso do agricultor, levará mais vantagem com esses programas governamentais.
Adquirirá conhecimento cultural e agrícola via internet supervisionado obtendo informações de como viver e sobreviver no semi-árido baiano o nosso encantador agreste nordestino, experimentando novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos, produção, comércio, cooperativismo acentuado e crédito junto ao Banco do Nordeste. Além da preservação cultural do patrimônio histórico, a exemplo dos casarões carentes de zelo que se encontram abandonados deixando que a história se perca podendo ser aproveitados como Pontos de Cultura um projeto do Governo Federal e Ministério da Cultura de parceria e intercâmbio Cultural podendo funcionar várias oficinas de artes, onde os nossos jovens filhos de agricultores pudessem ocupar o seu tempo explorando o seu talento em tempo integral.
Foco principal desse projeto é o próprio homem do campo e filhos (as) para a atualização do mesmo de acordo com o ambiente natural em que vive, evoluindo-o através de cursos tecnológicos com instrutores qualificados e voluntários, aprendendo a destruir a praga da lavoura sem prejudicar a saúde, com agrotóxicos naturais a exemplo do Neem, que não prejudica ao organismo humano, passando a contribuir com o meio ambiente, protegendo-o do descaso e da falta de educação moral e ambiental dos que jogam lixo nos belos riachos e florestas, sem falar em propriedades particulares. Gostaria de acrescentar para completar, a necessidade de energia solar para preservarmos a nossa fonte de vida no planeta (poupando água) servindo de exemplo como modelo de respeito e dignidade para com a mãe natureza.
Darlene Jaciara de Oliveira Sena
Autora do Projeto
Antes depois


PROJETO CONCLUÍDO COM AMOR, ESSES SÃO OS FRUTOS DE QUEM PÕE EM PRÁTICA.
PONTO DE CULTURA, MUSICALIDADE REGIONAL, PRODUÇÃO DE ALIMENTOS E POUSADA PARA ECOTURÍSMO.

PROJETO EDIFICADO COM SUCESSO, AMOR E LUZ.

ITENS PRIMORDIAIS DO PROJETO:
Conscientização e socialização
Informação
· Incentivo
· Relações humanas
· Direitos e deveres
· Promoção da cultura, arte, lazer e sustentabilidade
· Defesa do patrimônio histórico (Rural e Urbano)
· Promoção gratuita da educação cultural
·Observação da reforma complementar de participação da organização de art°192de que se trata da constituição Federal
· Assistência social
· Qualificação nutricional
· Promoção do voluntariado
· Promoção do desenvolvimento Sustentável e cultural
· Estudos e pesquisas teóricas e práticas
· Desenvolvimento de tecnologia alternativa
· Plano de educação para adultos
· Educação sócia familiar
· Inclusão digital
· Entidades de apoio
· Parcerias
· Motivação
· Local da unidade (Espaço físico) para Pontos de Cultura e Pousadas de ecoturismo
CIDADE DE RIACHÃO DO JACUIPE-BA (SERTÃO BAIANO)
Estive juntamente com minha equipe do Programa Nordeste Pra Frente no qual sou a diretora, autora, produtora, comunicadora e repórter, visitando lugares maravilhosos do nosso sertão baiano que denominei de Sertãonópolis para diferenciar o baiano do interior do Soterópolis da Capital. O Soterópolis é o lindo projeto cultural do IRDEB TVE (BA) de quem nasce na capital que é denominado de soteropolitano da cidade de Salvador Capital do Estado da Bahia nordeste brasileiro e, o Sertãonópolis eu Darlene Sena criei para homenagear o baiano do interior do Estado, é o brejeiro, o sertanejo, o catingueiro agricultor,o poeta,compositor o genuíno baiano do interior. Afinal, a nossa Bahia é linda e muito bem dividida, sendo destacada como a primeira Capital do País. Estive visitando o nosso interior do Estado e conheci vários lugares de origem puritana na essência, e natural por excelência. Fiquei decepcionada com a falta de educação ambiental, pois, os nossos rios e riachos merecem respeito, a cultura da nossa região é linda e necessita de apoio, que maravilha de paisagens! Fiquei muito fascinada com os belos casarões infelizmente abandonados, que poderia ser aproveitados e devem ser para Pontos de Cultura e Pousadas para o eco turismo, estou disposta a levar este benéfico projeto adiante, citando aqui o meu fascínio pelo paisagismo natural e (DIVINO) como vocês podem ver nessas fotos, onde tive o prazer de fotografá-los. Quero concluir o meu projeto de monografia de uma TVE Pública, a minha linda Icatupã, nome em homenagem a minha querida Riachão para que as crianças tenham um programa voltado para elas, para a cultura e a educação. Essa foi a minha monografia na Faculdade e não pretendo perder esse projeto para ninguém que não entende a essência educativa dele,porque acredito que não há sonhos irrealizáveis, apenas precisamos persistir com muito carinho para enfrentar os obstáculos durante a jornada,porque quando um sonho se desperta ele nos dá uma visão do futuro que permite envolver-nos na magia do encanto de que possamos chegar a uma grande vitória.Apenas precisamos encarrar cada obstáculo como estímulo para continuar sem medo e sem dúvidas porquê o sucesso na minha opinião, depende do talento e da fé de cada um, pois existe poder no conhecimento muito maior do que se possa imaginar.É assim que faço.
Metodologia e Delimitação
Na metodologia e pesquisa deste projeto, foi utilizada uma abordagem de análise qualitativa. Os dados do mesmo foram coletados através de entrevistas com famílias carentes residentes no nosso município. Os procedimentos utilizados foram: Observação da necessidade cultural, educativa, ambiental, alimentícia e lazer, chegando à conclusão analítica, de que estamos passando por uma fase social conturbada, onde algumas famílias de baixa renda precisam situarem-se em uma cultura integrada com ação positiva para melhorar a qualidade de vida no que tange as artes e educação ambiental no contexto geral,fazendo com que elas possam absorver e vivenciar a qualidade do intercambio cultural através de um qualificado Ponto de Cultura onde poderá ser trabalhada as artes: Fotografia,cênicas,musical,literária,Idiomas, dança dentre outras que possam somar positivamente para o desenvolvimento intelectual de cada um.
O objetivo através do PECSA é a aplicabilidade de (QT) Qualidade Total para as crianças, adolescente e pessoas da terceira idade para motivações intelectuais e físicas, como uma espécie de terapia através da educação cultural, aumentando assim o número de pessoas instruídas e muito bem informadas no contexto acima citado (Cultural e ambiental) objetivando estimular o ambiente familiar elevando a auto-estima dos beneficiados do projeto em destaque obtendo credibilidade moral e social.
Assim sendo, proporciona o desenvolvimento sustentável para as mulheres através de cursos de arte culinária para uma ação coletiva de produtividade alimentícia, exportando o produto e gerando receita, correlacionado e aprofundando os conhecimentos teóricos e práticos adquiridos através do curso, qualificando-as e diplomando-as, com efeito, e mérito. O referido projeto trata com carinho de um estudo de caso que visa buscar uma inovação na área cultural e de sustentabilidade através de parcerias. Tornar os casarões rurais não habitados em belas pousadas para o ecoturismo, tornando assim mais uma fonte de renda para cada comunidade, Formando assim um ponto forte do nosso Sertãonópólis, (Baianos do Interior).
POLÍTICA AMBIENTAL DO PROJETO
Na política ambiental o meu objetivo é instruir a população para preservação do meio ambientes através de instruções e ações, em parceria, estimulando as empresas regionais a serem amigas do meio ambiente numa ação coletiva de cidadania, para fins de produção sócio ambiental, artesanal e alimentícia fazendo com que se torne real o provérbio do beija-flor e o elefante, que independente de tamanho, cada um faz a sua parte, para o bem comum, pois sob minha ótica, quem disse que porco gosta de lama? Depende do seu criador. Assim sendo, uma casa limpa, tudo se edifica positivamente para uma boa qualidade de vida. Obtendo assim, higiene, cultura, turismo e sustentabilidade.
Parceiros do Projeto:
O Programa audiovisual Nordeste Pra Frente (Direção e produção independente de; Darlene Sena)
(PREA (Programa de Preservação e Educação Ambiental) Autora: Darlene Sena)
MISSÃO DO PECSA E DO PROGRAMA NORDESTE PRA FRENTE!
É fazer com que as crianças e adolescentes, acreditem em si mesmo e em seu potencial, seus direitos, seus deveres, seus talentos e índoles, explorando os dons de cada um, contando com o apoio de ONGS, amigos da escola, diretores capacitados, psicólogos dentre outras pessoas que são dotadas de talentos e queiram colaborar. Incentivo esse que levará a todos se valorizarem mais, tanto no convívio social, como no convívio familiar tornando-os cidadãos e cidadãs de bem e para o bem.
CONCLUSÃO:
Este benéfico projeto examina a partir de um sonho meu como modelo de Organização sócio cultural e de produção, através do programa de documentário audiovisual sobre minha produção e direção O Programa Nordeste Pra Frente que objetiva principalmente divulgar os talentos do nosso sertãonópolis (Baianos do interior do Estado), em homenagem ao catingueiro, vaqueiro, brejeiro do nosso sertão baiano nordestinamente brasileiro.
Eu Darlene Jaciara de Oliveira Sena, juntamente com a necessidade do município defendo a nossa cultura que denominei de (Sertãonópolis), estendendo o educativo cultural e sócio ambiental, aumentando o número de pessoas beneficiadas no perfil do programa de caráter audiovisual e de produção para sustentabilidade, mantendo um padrão independente com parcerias com ONGs nacionais e internacionais.
OBSERVAÇÃO:

Na vida tudo se edifica no caminho do bem, limpando todas as estradas
que por ventura foram sujadas por pessoas que não ama nem o Criador nem a criatura, porém eu que acredito e tenho fé no destino designado por
Deus, prossigo limpando com boas energias as estradas da minha vida e do
meu próximo transformando-as em luz, paz e sustentabilidade recheada de
comunicação, afinal sem comunicação ninguém chega a lugar nenhum.
Em minha vida Deus o provedor do amor e da comunicação, é tudo


· Sou a voz que prossegue no caminho certo, os que me amam e ama a causa educativamente social, ambiental e cultural me seguem, e numa corrente pra frente de luz edificaremos este pedaço de chão a nossa Riachão.
Todos os caminhos nos leva ao amor, a luz e ao sucesso, toda a nossa história fora escrita pelo Criador esse condutor e provedor do amor que nos envolve com sua misericórdia e proteção em todos os nossos passos.
Como dizia Charlie Chaplin:
Lutemos por um mundo novo,um mundo bom que a todos assegure o ensejo de trabalho que dê futuro á juventude e segurança na velhice. É assim que eu eu quero uma Riachão prospera para todos sem exclusão e todos felizes produzindo.
ADOTE ESSE PROJETO COM CARINHO!
Darlene Jaciara de Oliveira Sena
Autora do mesmo

Nenhum comentário:

MISSÃO DO PROGRAMA NORDESTE PRA FRENTE E DO BLOG

Este programa e este blogger está aberto ás pessoas que tem sede de Cultura,tanto em caráter,cênicos, literário, e videos culturais rico em tradições,contos e folclore,musicalidade regional na geografia Nordestina e assim sendo todos que estiverem com o mesmo objetivo de compartilhar e divulgar o seu trabalho de caracteres acima citados, serão bem vindos.

A Produção do Programa Nordeste Pra Frente juntamente com a sua autora e mediadora agradece a todos pelo carinho e interesse cultural.

Equipe de Produção:

Darlene Senna:Direção,Reportagem e documentario
Câmera Girl:Wandy Carneiro/ Ery Silva
Orgão de Parceria para divulgação:nordesteprafrente.blogspot.com ,ICATUPÃ PRODUÇÕES ARTE E VÍDEO e IRDEB (Instituto de Radiodifusão Educadora da Bahia)TVE.
Supervisão e Direção do Programa de produção independente: Darlene Senna.
Revisão Ortográfica:Darlene Senna/Darcy Moreira de Freitas

Na parte de documentário de Pontos de Cultura a nível de intercambio cultural internacional,temos nosssa parceria com amigos na AEC-TEA o seu diretor geral e de arte em fotografia o norte americano Charles Ecxdel,e a linda professora Aija, uma flor filandesa que fazem a correção de idiomas nos documentáios a nivel extrangeiro aqui no Nordeste baiano.

Queridos amigos e amigas do mundo cultural,estamos preparando todo um material de vídeo para vcs com muito carinho espero que sintam-se satisfeitos pois este programa é exclusivo para quem gosta da boa cultura, poética,auduovisual, histórias reais , folclore,fatos enfim é um grande acervo cultural para que possamos absorver e engrandecer cada vez mais o nosso (EU) sêde do que é bom verdadeiramente, pois a cultura faz parte da vida e deve ser trabalhada e repassada com muito carinho e sabedoria.



Darlene Senna;
Comunicadora ,documentarista e produtora do Programa que é uma produção independente e de sua criação.

Nordeste pra Frente!!!

Minha foto
Riachão do Jacuípe/Salvador , Bahia, Brazil
Este espaço está aberto ás pessoas que tem sede de Cultura Cristológica,saúde,soluções,mensagens especiais para autoestima pessoal dentre outras que possam contribuir com a saúde emocional do ser humano em sua descoberta evolutiva. Necessidades humanas de pesquisa e conhecimento dos elementos existentes na natureza que podem contribuir para a nossa saúde. Também você poderá aborver versículos biblícos diários de bem estar para a sua vida, videos culturais,religiosos e dicas de saúde com a Diretora Executiva da Restore Live,comunicadora e produtora que serão ricamente selecionados em teologia,lições de vida,temas sociais,ambientais da vida real e todo um acervo necessário que você possa contribuir para uma vida saudável na geografia Nordestina e Cristã e assim sendo, todos que estiverem com o mesmo objetivo de compartilhar e divulgar o seu trabalho de caracteres acima citados, serão bem vindos. A Produção do Programa Nordeste Pra Frente e Semeadores de Cristo juntamente com a sua autora e mediadora agradece a todos pelo carinho e interesse de aprender e buscar cada vez mais ensinamentos da Palavra de Amor (O novo Testamento)cultura religiosa e INFORMATIVOS. Darlene Senna